sábado, 18 de julho de 2009

Carros de Competição: VW Golf


A Volkswagen Motorsport, em parceria com a Oettinger desenvolveu um protótipo bimotor do VW Golf, baseado no kit da preparadora alemã para a subida de Pikes Peak, e usando dois motores 1.8 de 16v com um total de 390 HP fazia com que o Golf alcançasse 260 km/h e acelerasse de 0-100 em 4.6seg!!!!
Jochi Kleint, campeão europeu de rali na época, conseguiu o terceiro lugar na classe com o carro, e ganhou o prêmio de "Rookie Of The Year". No ano seguinte, a VW Motorsport decidiu substituir os motores por duas unidades 1.3 turbo baseadas no motor do VW Polo, as turbinas ajudaram na parte de altitude elevada, mas ainda precisavam resolver algumas coisas, a curva de torque ainda se mostrava estreita, e para 1987, decidiram partir para um carro totalmente novo.
Jochi Kleint conseguiu o tempo mais rápido na subida com esse novo Golf, que contava com desenvolvimento de acordo, os dois motores eram instalados longitudinalmente e contava com um sistema simples, o motor dianteiro era acionado pelos controles do carro, e o traseiro era acionado eletronicamente, com um sensor analisando a posição da borboleta dianteira e replicando na traseira. Infelizmente teve a transmissão quebrada logo na linha de chegada


EDIT: esqueci de falar...o carro era para subida de Pikes Peak...hehehehe

4 comentários:

SAVIOMACHADO disse...

Humm... Muito interessante heim Germano. Mas convenhamos. Esses carros um pouco mais antigos tinham um designe bem feio né?
Abraços.
SAVIOMACHADO

Germano disse...

HUHAHAHAHAHAHA...nem tanto...digamos que são exóticos...hehehehe

Tohmé disse...

Porra Sávio, sacanagem.
Adoro esses desenhos.
E que bela tranqueira essa, não?

Felipão disse...

Germano, qdo vi o tópico da subida de Pikes Peaks no fove, imaginei que vc falaria do Golf por aqui. hahahahah que insano esses caras do Rali... Criavam verdadeiros monstros para correr em um lugar que nao permitia qualquer erro... Fantástico post...